
Neste domingo (5), mais de 760 mil brasileiros participam da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”. A prova objetiva será aplicada em 1.294 locais, distribuídos por 228 cidades em todas as regiões do país.
O certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, com oportunidades para níveis médio e superior. Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, permitindo que o candidato concorra a mais de uma função dentro da mesma área de atuação.
Os portões dos locais de prova abrem às 11h30 e fecham às 12h30, com início às 13h (horário de Brasília). Para candidatos de nível superior, o exame vai até as 18h; já os de nível médio encerram às 16h30.
A região Sudeste lidera em número de inscritos, com mais de 247 mil participantes, seguida pelo Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sul. Os estados com maior concentração de candidatos são Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
Para realizar a prova, os candidatos devem portar documento oficial com foto, caneta esferográfica azul ou preta de corpo transparente e o comprovante de inscrição. É permitido levar água e alimentos em embalagens transparentes. Objetos como celulares, relógios, bonés e materiais de consulta são proibidos e devem ser lacrados em embalagem fornecida pela organização.
As provas de nível superior contam com 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 específicos. Já os exames de nível médio têm 68 questões, com 20 gerais e 48 específicas. Para não ser eliminado, é necessário acertar ao menos 40% da prova.
O resultado da prova objetiva e a convocação para a etapa discursiva serão divulgados em 12 de novembro. A prova discursiva está marcada para 7 de dezembro, e o resultado final será publicado em 30 de janeiro de 2026.


