Muan, Coreia do Sul – Na madrugada deste domingo (29), um Boeing 737-800 da companhia aérea Jeju Air, que transportava 175 passageiros e seis tripulantes, saiu da pista e colidiu com um muro no Aeroporto Internacional de Muan, no sul da Coreia do Sul, resultando em uma explosão catastrófica. O acidente, que ocorreu na noite de sábado no horário de Brasília, já confirmou 62 mortes até o momento.
Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o avião estava retornando de Bangkok, na Tailândia, quando sofreu uma falha no trem de pouso, possivelmente devido a uma colisão com pássaros. Um vídeo obtido por uma emissora de TV local capturou o momento crítico em que a aeronave tentou pousar sem o trem de pouso estendido, ultrapassou a pista e colidiu violentamente contra a estrutura do aeroporto, provocando a explosão.
As operações de resgate foram imediatas. Cerca de 80 bombeiros foram mobilizados para combater o incêndio e resgatar possíveis sobreviventes. Até agora, apenas duas pessoas foram resgatadas com vida, confirmou a Yonhap. A composição dos passageiros incluía 173 sul-coreanos e dois tailandeses, adicionando um componente internacional à tragédia.
O impacto do acidente levou ao cancelamento de todos os voos no Aeroporto de Muan, enquanto as autoridades começaram uma investigação detalhada para determinar as causas exatas do incidente. A comunidade aérea e os familiares das vítimas aguardam ansiosamente por respostas em meio ao choque e à tristeza pela perda de tantas vidas.