Mais de 10 vacinas estão com baixa procura no Amazonas

Os dados mais recentes revelam uma lacuna preocupante na cobertura vacinal, colocando a comunidade em risco de surgimento de casos de doenças imunopreveníveis.

MANAUS, AM — No Dia Mundial da Saúde (7), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) soa o alarme: todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação, destinado a menores de 2 anos, estão com cobertura abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Prevenção em Risco

Ao todo, 10 vacinas essenciais do Calendário Básico apresentam baixa cobertura vacinal, colocando em risco a saúde da população infantil e abrindo portas para o retorno de doenças graves como tuberculose, hepatite, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, paralisia infantil, pneumonia, doenças pulmonares, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

“São doenças evitáveis que podem ser prevenidas por meio da vacinação. Neste Dia Mundial da Saúde, enfatizamos a importância de pais e responsáveis manterem os esquemas vacinais das crianças atualizados. As vacinas estão disponíveis gratuitamente para toda a população”, alerta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Risco de Doenças Imunopreveníveis

Os dados recentes da FVS-RCP revelam uma lacuna preocupante na cobertura vacinal, expondo a comunidade ao risco de doenças imunopreveníveis. Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, reforça que a vacinação é a ferramenta mais poderosa para proteger a saúde pública.

“É fundamental que todos estejam com o esquema vacinal completo. A baixa cobertura vacinal deixa a população mais vulnerável a doenças que podem causar sequelas graves, como a paralisia infantil. A falta de vacinação abre portas para o retorno de doenças como o sarampo”, alerta Melo.

Metas e Coberturas Atuais

O Ministério da Saúde estabeleceu metas de cobertura vacinal de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus, e 95% para as demais. No entanto, a realidade no Amazonas é preocupante:

  • Vacinas aplicadas ao nascer: BCG (69,9%) e Hepatite B (71,2%).
  • Menores de 1 ano: Febre Amarela (80,4%), Polio (VIP) (90,8%), Pneumo 10 (87,6%), Meningo C (75,7%), Penta (90,8%) e Rotavírus (87%).
  • 1 ano de idade: Hepatite A infantil (80,8%) e Tríplice viral (1ª dose) (96,7%).

Ação Urgente é Necessária

A FVS-RCP reforça o apelo para que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde para atualizar a carteira de vacinação. A imunização é um direito fundamental e um dever de todos para garantir a saúde das crianças e da comunidade como um todo.