sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Saúde Mais de 10 vacinas estão com baixa procura no Amazonas

Mais de 10 vacinas estão com baixa procura no Amazonas

Os dados mais recentes revelam uma lacuna preocupante na cobertura vacinal, colocando a comunidade em risco de surgimento de casos de doenças imunopreveníveis.

MANAUS, AM — No Dia Mundial da Saúde (7), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) soa o alarme: todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação, destinado a menores de 2 anos, estão com cobertura abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

Prevenção em Risco

Ao todo, 10 vacinas essenciais do Calendário Básico apresentam baixa cobertura vacinal, colocando em risco a saúde da população infantil e abrindo portas para o retorno de doenças graves como tuberculose, hepatite, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, paralisia infantil, pneumonia, doenças pulmonares, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

“São doenças evitáveis que podem ser prevenidas por meio da vacinação. Neste Dia Mundial da Saúde, enfatizamos a importância de pais e responsáveis manterem os esquemas vacinais das crianças atualizados. As vacinas estão disponíveis gratuitamente para toda a população”, alerta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Risco de Doenças Imunopreveníveis

Os dados recentes da FVS-RCP revelam uma lacuna preocupante na cobertura vacinal, expondo a comunidade ao risco de doenças imunopreveníveis. Alexsandro Melo, responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, reforça que a vacinação é a ferramenta mais poderosa para proteger a saúde pública.

“É fundamental que todos estejam com o esquema vacinal completo. A baixa cobertura vacinal deixa a população mais vulnerável a doenças que podem causar sequelas graves, como a paralisia infantil. A falta de vacinação abre portas para o retorno de doenças como o sarampo”, alerta Melo.

Metas e Coberturas Atuais

O Ministério da Saúde estabeleceu metas de cobertura vacinal de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus, e 95% para as demais. No entanto, a realidade no Amazonas é preocupante:

  • Vacinas aplicadas ao nascer: BCG (69,9%) e Hepatite B (71,2%).
  • Menores de 1 ano: Febre Amarela (80,4%), Polio (VIP) (90,8%), Pneumo 10 (87,6%), Meningo C (75,7%), Penta (90,8%) e Rotavírus (87%).
  • 1 ano de idade: Hepatite A infantil (80,8%) e Tríplice viral (1ª dose) (96,7%).

Ação Urgente é Necessária

A FVS-RCP reforça o apelo para que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos de saúde para atualizar a carteira de vacinação. A imunização é um direito fundamental e um dever de todos para garantir a saúde das crianças e da comunidade como um todo.