
BORBA — Uma jovem de 23 anos foi indiciada por abandono de incapaz neste sábado (2/8), após deixar a filha recém-nascida em uma via pública no município de Borba, distante 150 quilômetros de Manaus. A criança, com apenas dois meses de vida, foi encontrada com um ferimento no olho.
De acordo com o delegado Jorge Arcanjo, da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a bebê estava sozinha na rua quando foi localizada por moradores, que acionaram a polícia. A criança foi imediatamente levada a uma unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico e medicação.
Ainda segundo o delegado, o ferimento no olho da recém-nascida causou preocupação. “Ela estava em situação de risco evidente e precisava de cuidados urgentes”, destacou Arcanjo.
Após diligências da Polícia Civil e do Conselho Tutelar, a mãe da criança foi localizada e se apresentou de forma voluntária à delegacia. Ela já havia perdido a guarda de outro filho anteriormente, por decisão judicial, também por negligência.
Com base nas investigações, a mulher foi formalmente indiciada pelo crime de abandono de incapaz, previsto no Código Penal. Apesar da gravidade do caso, ela responderá ao processo em liberdade e permanece à disposição da Justiça.
A recém-nascida foi inicialmente acolhida por um parente com apoio da rede de proteção à infância. Em seguida, será encaminhada para os cuidados da avó materna, conforme determinado pelas autoridades locais.
O caso chamou atenção da população e reforça a importância da atuação de conselhos tutelares e serviços de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.


