Macron impõe derrota ao Brasil enterrando acordo com Mercosul

Presidente francês disse que o agro da França e da Europa está se descarbonizando, enquanto o do Brasil, não.

O presidente da França, Emmanuel Macron, demonstrou que o lobby do agro francês e europeu está mandando nas conferências ambientais da COP28, ao praticamente enterrar o acordo da União Europeia com o Mercosul, derrotando as ambições do presidente Lula e firmar a parceria no evento em Dubai.

Enquanto segue contribuindo com o aquecimento global ignorando a queima de carvão em seu país, Macron teve a cara de pau de afirmar que o agro da França e da Europa está se descarbonizando, acusando o setor agrícola do Brasil de não se adequar a esta exigência ambiental.

Frustrando Lula, o presidente francês defendeu que o acordo é muito antigo e precisa ser refeito, mesmo fazendo parte do grupo que quer triplicar a energia nuclear até 2030, para poder abrir mão do carvão.

Lula ainda posou alegremente para fotos ao lado de Macron. Mas cancelou a entrevista de imprensa que daria na sequência do evento em que o francês frustrou os interesses do Brasil.

Inventou uma desculpa esfarrapada para não encarar a imprensa. Mas deixou evidente para muitos presentes que fugiu da entrevista diante do enterro de suas ambições de fortalecer os laços dos blocos econômicos europeu e sulamericano.