RÚSSIA — “O nome muda, mas o amor permanece”: este é o lema com que as antigas unidades do McDonald’s reabriram neste domingo (12) na Rússia, agora como marca local, depois que a rede americana deixou o país devido ao conflito na Ucrânia.
Os antigos restaurantes do grupo, que anunciou sua saída do país depois de mais de 30 anos de presença, foram rebatizados de “Vkousno i tochka” (“Delicioso. Ponto Final”, na tradução para o português) por seu novo proprietário russo.
O logotipo amarelo característico foi substituído por duas listras estilizadas de cor laranja, que representam duas batatas fritas, acompanhadas de um ponto vermelho.
“Tentamos fazer de tudo para que nossos clientes não percebam nenhuma diferença, nem no ambiente, nem no sabor, nem na qualidade”, disse o CEO do grupo que assumiu o comando da rede, Oleg Paroyev.
O novo proprietário da rede de fast food na Rússia, o empresário Alexander Govor, diz que os mais de 50 mil ex-funcionários do McDonald’s em todo país conservarão seus empregos. Ele também prometeu que o sabor dos produtos não mudará e que trabalhará para melhorar a rede.
“Esperamos que o número de clientes não diminua, e sim que aumente. Ainda mais agora que é uma empresa totalmente russa”, declarou Govor.
“Estou muito orgulhoso de ter recebido a honra de desenvolver esta empresa. Sou ambicioso e planejo não apenas reabrir os 850 restaurantes, como também desenvolver outros novos”, disse.
Alexander Govor, de 62 anos, operava, sob a franquia McDonald’s, 25 restaurantes em várias cidades da Sibéria desde 2015. Ele alcançou um acordo de compra do negócio em 19 de maio, três dias após o McDonald’s anunciar a saída do mercado russo.
A rede de fast food estava no país há mais de 30 anos e foi uma das primeiras janelas que a Rússia, ainda como União Soviética, teve para o mundo ocidental.
Por este motivo era uma marca muito popular: o país representava cerca de 9% do faturamento do grupo americano.
Fila na porta
O primeiro restaurante sob propriedade russa abriu as portas ao meio-dia (6h em Brasília) deste domingo, na Praça Pushkin, em Moscou, com direito a fila na porta.
Este é o ponto histórico onde foi inaugurado o primeiro McDonald’s da Rússia, com filas quilométricas, em janeiro de 1990, pouco menos de dois anos antes do colapso da União Soviética.
Quinze pontos de venda da rede abrem neste domingo na capital russa. Nesta segunda (13), devem reabrir mais 50 lojas e, em breve, a rede espera retomar as atividades de 50 a 100 restaurantes por semana em todo o país.
Paroyev disse que a empresa teve que retirar do cardápio alguns itens com referência direta ao McDonald’s, como o McFlurry e o Big Mac. A embalagem se tornou neutra, pois nenhum item pode fazer referência ao grupo McDonald’s.
Paroyev disse que os preços dos hambúrgueres serão um pouco mais elevados que os da rede americana devido à inflação na Rússia, mas garantiu que continuarão “acessíveis”.
O prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, visitou a lanchonete emblemática durante a manhã e anunciou, no aplicativo de mensagens Telegram, que “a qualidade do serviço continuará sendo a mesma”.