Início Brasil Laudo conclui que fã de Taylor Swift morreu por exaustão térmica

Laudo conclui que fã de Taylor Swift morreu por exaustão térmica

Ana Clara Benevides, de 23 anos, passou mal durante o show da cantora, que aconteceu no dia 17 de novembro, no Engenhão; à época, o Rio enfrentava onda intensa de calor.

O Instituto Médico Legal (IML) concluiu, nesta terça-feira (26), o laudo de necrópsia da Ana Clara Benevides, de 23 anos, e apontou que a fã da Taylor Swift morreu por exaustão térmica causada pelo calor. A jovem passou mal no início do show da cantora americana, que aconteceu no dia 17 de novembro, no Estádio Nilton Santos, na Zona Norte. Na ocasião, a cidade enfrentava temperaturas extremas.

Naquela sexta-feira, o Rio de Janeiro bateu recorde de sensação térmica, com 59,3°C registrados em Guaratiba, na Zona Oeste. Nas redes sociais, internautas relataram que muitos fãs passaram mal devido ao forte calor e que o Corpo de Bombeiros teve de socorrer diversas pessoas.

No documento de 17 páginas obtido pelo DIA, o perito conclui que a jovem estava exposta ao calor difuso; que a fonte do calor foi o sol, e a evolução clínica aponta exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões. O especialista ainda afirma que a morte se deu por “hemorragia alveolar, congestão polivisceral e exaustão térmica por exposição difusa ao calor”.

Fãs da cantora também afirmaram que a empresa responsável pelo show, a Time For Fun (T4F), proibiu a entrada de garrafas d’água por questões de segurança. No show, a própria cantora pediu água diversas vezes e também jogou em direção à plateia. Já no dia seguinte, 18 de novembro, Cláudio Castro determinou a distribuição gratuita de garrafas para o público que esperava na fila.

Em nota, a Polícia Civil informou que, após análise do laudo do IML, “os representantes da empresa organizadora do evento serão chamados para prestar esclarecimentos”. O caso segue sendo investigado pela 24ª DP (Piedade).

Procurada, a Time For Fun disse que “seguiu todas as práticas de organização de eventos, incluindo todas as exigências das autoridades, distribuiu milhares de copos de água e permitiu a entrada com copos de água descartáveis no dia do show”. A empresa ainda reiterou que Ana Clara “foi prontamente atendida por socorristas e encaminhada em ambulância UTI, acompanhada por médicos até o hospital para que pudesse receber atendimento”.

À época, a empresa chegou a emitir uma nota oficial sobre o caso. “Nós realizamos o contato com a família via nossa equipe de assistência social e respeitamos o direito de privacidade neste momento de dor e luto. Reforçamos que continuamos com o canal de contato aberto com a família e solidários neste momento difícil e ficamos à disposição para dar toda a assistência necessária”, dizia a nota.