JAPÃO — Em um marco histórico, o primeiro satélite de madeira do mundo, LignoSat, foi lançado ao espaço nesta terça-feira. Desenvolvido pela Universidade de Kyoto e pela construtora Sumitomo Forestry, o satélite tem como objetivo demonstrar o potencial da madeira na exploração espacial.
“Com madeira, podemos produzir casas, viver e trabalhar no espaço para sempre”, afirma Takao Doi, astronauta e pesquisador da Universidade de Kyoto.
O LignoSat, do tamanho da palma da mão, será lançado em órbita a 400 km acima da Terra. A madeira é mais durável no espaço devido à ausência de água e oxigênio, e minimiza o impacto ambiental no final de sua vida útil.
“Satélites de metal podem ser banidos no futuro”, alerta Doi. “Queremos provar que nosso satélite de madeira funciona e lançá-lo para a SpaceX de Elon Musk.”
A equipe de Doi planeja plantar árvores e construir casas de madeira na Lua e em Marte nos próximos 50 anos. O sucesso do LignoSat pode revolucionar a exploração espacial com materiais renováveis.