Kinoplex do Amazonas Shopping promove sessão especial para crianças e adolescentes com autismo

A exibição acontece no mês dedicado à conscientização sobre o autismo

Cerca de 200 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), e seus familiares, participam, neste sábado (28), às 11h, de uma sessão especial de cinema, exclusiva e gratuita, no Kinoplex Amazonas. O público irá assistir à animação infantil “Pedro Coelho”, que conta as peripécias de um roedor curioso e rebelde, que está sempre pronto para novas aventuras.

A ação, realizada em parceria com o shopping, a rede de cinemas e o projeto Cine Azul, acontece no mês dedicado à conscientização sobre o autismo. O objetivo da iniciativa é promover a inclusão e socialização de crianças e adolescentes autistas, da capital amazonense. “Queremos proporcionar experiências de lazer e integração”, destacou o superintendente do Amazonas Shopping, Rodrigo Vabo.

“Um dos principais objetivos do Kinoplex é promover a oportunidade de ir ao cinema a todos”, diz Patricia Cotta, gerente de Marketing do Kinoplex. “Temos prazer em apoiar iniciativas tão nobres como essa. Oferecemos o máximo em conforto e tecnologia, mas entendemos que o cinema é muito mais que isso. Estamos de braços abertos para receber todo mundo com o mesmo respeito e carinho”, completa.

Pelo fato de algumas pessoas com autismo apresentarem sensibilidade sensorial, a sessão acontecerá em um ambiente totalmente adaptado, com luzes parcialmente acesas, som mais baixo e a plateia livre para andar, dançar, falar ou cantar à vontade.

Também durante a sessão, profissionais do projeto Cine Azul estarão na sala, para ajudar os pais que precisarem de qualquer auxílio. “O passeio ao cinema funciona como parte do tratamento terapêutico dos autistas e também possibilita um momento a mais de entretenimento para a família”, comentou a responsável pelo Cine Azul, Margareth Cordeiro.

O projeto Cine Azul surgiu em 2016, quando a pedagoga Margareth Cordeiro começou a procurar meios de lazer para o neto autista. Em conversa com vários grupos familiares de crianças também portadoras de TEA, ela descobriu que eles também tinham a mesma dificuldade para encontrar opções de lazer. Margareth, então, iniciou  conversas com os gerentes de shoppings e cinemas em Manaus, para realizar sessões especiais para as crianças com autismo.

“Hoje, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, com psicólogos e pedagogos voluntários, já atendemos cerca de mil pessoas com diversas atividades socioculturais. Além do cinema, também promovemos piquenique, espetáculos musicais, entre outros eventos”, comentou.