Início Esportes Judoca amazonense de 15 anos conquista bronze em torneio internacional na Alemanha

Judoca amazonense de 15 anos conquista bronze em torneio internacional na Alemanha

Na Capital, ela treina no Clube Kaizem e sua treinado é a judoca Dejanir Cardoso Nunes.

MANAUS, AM — A jovem Ana Paula Sena, 15, escreveu seu nome na história do judô amazonense ao subir ao pódio da Thuringia Cup 2025, competição realizada em Bad Blankenburg, Alemanha. Natural de Itacoatiara e Iranduba, a atleta treina no Clube Kaizem em Manaus, sob orientação da técnica Dejanir Cardoso Nunes, e já se consolida como uma das grandes promessas do esporte no estado.

Em sua estreia internacional, Ana Paula enfrentou adversárias de alto nível. Venceu a azerbaijana Dominika Gracova na primeira luta, caiu diante da belga Fenne Peeters na semifinal, mas garantiu o bronze ao superar a brasileira Beatriz Dalsochio na repescagem. A vitória coloca a amazonense entre os principais nomes da nova geração do judô nacional.

A participação na competição só foi possível graças a uma verdadeira rede de solidariedade. Como a Confederação Brasileira de Judó custeou apenas a primeira colocada do ranking, familiares, amigos e professores de Iranduba se uniram em uma vaquinha para arrecadar os R$ 5.550 necessários. O Governo do Amazonas, por meio da SEDEL, garantiu as passagens aéreas.

“Essa medalha pertence a todos que acreditaram em mim”, emociona-se a judoca, que começou no esporte através de um projeto social em Manaus. Atualmente segunda no ranking nacional cadete, Ana Paula mora com a avó na capital para manter os treinos intensos, enquanto sua mãe, professora em Iranduba, continua buscando apoios para a carreira da filha.

A delegação brasileira brilhou no torneio, com 37 medalhas no total. A CBJ utiliza essas competições para avaliar atletas jovens, mesmo sem valer pontos para o ranking mundial. Para Ana Paula, o bronze alemão é só o primeiro passo: “Quero representar cada vez melhor meu estado e meu país”, projeta a adolescente que já inspira uma nova geração de esportistas no Amazonas.