Judoca amazonense de 15 anos conquista bronze em torneio internacional na Alemanha

Na Capital, ela treina no Clube Kaizem e sua treinado é a judoca Dejanir Cardoso Nunes.

MANAUS, AM — A jovem Ana Paula Sena, 15, escreveu seu nome na história do judô amazonense ao subir ao pódio da Thuringia Cup 2025, competição realizada em Bad Blankenburg, Alemanha. Natural de Itacoatiara e Iranduba, a atleta treina no Clube Kaizem em Manaus, sob orientação da técnica Dejanir Cardoso Nunes, e já se consolida como uma das grandes promessas do esporte no estado.

Em sua estreia internacional, Ana Paula enfrentou adversárias de alto nível. Venceu a azerbaijana Dominika Gracova na primeira luta, caiu diante da belga Fenne Peeters na semifinal, mas garantiu o bronze ao superar a brasileira Beatriz Dalsochio na repescagem. A vitória coloca a amazonense entre os principais nomes da nova geração do judô nacional.

A participação na competição só foi possível graças a uma verdadeira rede de solidariedade. Como a Confederação Brasileira de Judó custeou apenas a primeira colocada do ranking, familiares, amigos e professores de Iranduba se uniram em uma vaquinha para arrecadar os R$ 5.550 necessários. O Governo do Amazonas, por meio da SEDEL, garantiu as passagens aéreas.

“Essa medalha pertence a todos que acreditaram em mim”, emociona-se a judoca, que começou no esporte através de um projeto social em Manaus. Atualmente segunda no ranking nacional cadete, Ana Paula mora com a avó na capital para manter os treinos intensos, enquanto sua mãe, professora em Iranduba, continua buscando apoios para a carreira da filha.

A delegação brasileira brilhou no torneio, com 37 medalhas no total. A CBJ utiliza essas competições para avaliar atletas jovens, mesmo sem valer pontos para o ranking mundial. Para Ana Paula, o bronze alemão é só o primeiro passo: “Quero representar cada vez melhor meu estado e meu país”, projeta a adolescente que já inspira uma nova geração de esportistas no Amazonas.