Jogos Amistosos Indígenas de Futebol serão realizados pela primeira vez na Minivila do Coroado

Foto: Arquivo/Semcom

Neste sábado, 17/3, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), irá promover, pela primeira vez, os ‘Jogos Amistosos Indígenas de Futebol’ que serão realizados das 9h às 14h, na Minivila Olímpica do Coroado, localizada na alameda Cosme Ferreira, Coroado, zona Leste de Manaus.

Com diferentes etnias indígenas, mais de 500 pessoas são esperadas para prestigiar o evento que terá entre as disputas aguardadas o confronto entre a equipe sataré e a equipe baré. Os jogos serão divididos nas categorias feminino, masculino e infantil. O evento contará ainda com as demonstrações da culinária e da cultura indígena.

“Estamos atendendo a determinação do prefeito Arthur Neto, que é um incentivador da cultura indígena, neste evento amistoso que irá celebrar a cultura dos povos indígenas. É uma forma de valorizá-los e fazer com que a população cada vez mais conheça as origens e as particularidades de cada povo”, ressaltou o secretário da Semjel, João Luiz.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento da população a respeito da cultura indígena, um dos coordenadores do evento, o professor Eldo Gomes, percebe necessidade das aldeias em participar das atividades oferecidas na Minivila Olímpica, como forma de difundir suas origens.

“Devido aos grandes pedidos e solicitações das aldeias para a gente. Resolvemos fazer esse amistoso para que a população conheça melhor as aldeias e a cultura amazonense que são grandes, e proporcionar alegria para esse povo”, afirmou o professor que tem descendência da etnia mura.