
A precariedade da infraestrutura rodoviária da Amazônia ganhou mais um capítulo preocupante após a constatação feita durante uma expedição documental conduzida pelo deputado federal Amom Mandel. O grupo percorreu mais de 4.500 km entre Brasília e Manaus, identificando graves falhas estruturais na BR-230 (Transamazônica), especialmente no trecho entre Humaitá e Lábrea. A situação crítica de uma ponte localizada próxima ao KM 740,10 levou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a anunciar sua interdição total nos dias 14 e 18 de março de 2025 para a instalação emergencial de uma nova estrutura.
O comunicado do Dnit destaca a necessidade da medida para evitar colapsos futuros e garantir a segurança de moradores e usuários da rodovia. Durante os dois dias de intervenção, veículos e pedestres estarão proibidos de atravessar o trecho próximo à balsa do Rio Mucuim, no sentido de Lábrea. Além disso, a expedição trouxe à tona outros problemas alarmantes, como a ausência de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o estado crítico da BR-319 e o avanço descontrolado do desmatamento ao longo das rodovias.
Para Amom Mandel, o abandono das estradas federais na região é um reflexo do descaso estrutural com a Amazônia. “Esta ponte estava prestes a se tornar uma tragédia anunciada”, afirmou o deputado, questionando quanto tempo levaria para que ações fossem tomadas sem a exposição dessas condições precárias. A equipe prepara agora um relatório técnico e um documentário para pressionar por soluções concretas, incluindo manutenção adequada, fiscalização eficaz e respeito às comunidades locais.