
Mais de 2,1 milhões de aposentados e pensionistas do INSS solicitaram a devolução de descontos indevidos de mensalidades de entidades associativas. De acordo com o último balanço do instituto, um número muito menor, apenas 51 mil, de fato confirmou esses descontos. Isso aponta para uma grande quantidade de cobranças não reconhecidas pelos beneficiários.
Atendimento Presencial nos Correios para Contestar Descontos
Para facilitar o processo, o INSS divulgou a lista de agências dos Correios que iniciarão o atendimento a aposentados e pensionistas a partir desta sexta-feira, 30 de maio. Essas agências foram designadas para atender casos de descontos indevidos nos benefícios.
Você pode acessar a lista completa de agências no site oficial do INSS (gov.br/INSS), no site dos Correios ou ligando para a Central 135.
Ao todo, 4.730 agências dos Correios estarão disponíveis para segurados que têm dificuldade em usar a internet ou preferem o atendimento presencial. Nesses locais, os aposentados e pensionistas poderão consultar se tiveram algum desconto indevido e, se for o caso, contestá-lo. O resultado do pedido poderá ser consultado após 15 dias.
Representante com Procuração e Ações Itinerantes Futuras
Se o segurado não puder comparecer à agência, por motivos de saúde, por exemplo, um representante pode ir em seu lugar, desde que apresente uma procuração autenticada. Contudo, o representante terá acesso apenas à consulta, sem a possibilidade de alterar os dados.
Para aqueles que vivem em regiões mais afastadas, o governo e os Correios já planejam futuras ações itinerantes para levar o serviço de atendimento diretamente a essas áreas.
Alerta Importante: Cuidado com Golpes!
É crucial manter o alerta contra golpes. Nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Da mesma forma, não são feitos contatos via WhatsApp, SMS, e-mail ou ligações telefônicas para tratar sobre esses descontos.
A comunicação oficial é realizada apenas pelos canais reconhecidos: o aplicativo e site “Meu INSS”, a Central 135 e, a partir de sexta-feira, nas agências dos Correios designadas para este atendimento. Proteja-se e utilize sempre os canais oficiais.


