Inpa publica novo edital do Concurso Público para pesquisadores e tecnologistas

Cebraspe foi escolhido como banca organizadora do Concurso Público do Inpa.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) publicou novamente o edital do Concurso Público com 63 vagas para os cargos de pesquisador e tecnologista. Conforme o Edital Nº2, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi o escolhido como banca organizadora do certame.

A publicação complementa o Edital nº1, trazendo ainda detalhes das especialidades, como conteúdo programático (objetos de avaliação), ajustes em vagas e divulgação do cronograma previsto. Também descreve as fases do concurso para cada cargo, as pontuações em cada tipo de prova e os critérios de avaliação.

Os interessados poderão se inscrever e solicitar a inscrição com isenção no período de 12 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024. A aplicação das provas discursivas acontecerá no dia 24 de março e o resultado provisório das provas está previsto para o dia 19 de abril. As provas terão duração de quatro horas.

O concurso é composto de quatro fases. Além da prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório, tem a defesa pública de memorial, apresentação de projeto de pesquisa ou de projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e avaliação de títulos e currículo. As três últimas fases são de caráter classificatório.

Do total das 63 vagas, 51 são para pesquisador, das quais 38 são de ampla concorrência, 3 reservadas para candidatos com deficiência e 10 para candidatos negros. Já das 12 vagas para Tecnologista Pleno, 9 são de ampla concorrência, 1 reservada a candidatos PCD e 2 para negros.

A remuneração varia de R$ 10.153,05 a R$ 14.274,86. O último concurso para o Inpa, considerado a terceira instituição do mundo que mais publica sobre a Amazônia, foi em 2012.

Sorteio de vagas reservadas

O Edital nº 2 do Inpa informa ainda que a distribuição do quantitativo de vagas por cargo/especialidade reservadas para as pessoas com deficiência (PCD) e para as pessoas negras (autodeclaração preta ou parda, conforme quesito de cor ou raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) ocorrerá via sorteio público.

A sessão pública para a realização do sorteio acontecerá nesta sexta-feira (1º de dezembro), às 14h, no auditório da Ciência do Bosque da Ciência, com transmissão pelo canal do Inpa no YouTube/INPAdaAmazonia.

Saiba Mais

O Edital nº 2 traz quatro anexos: 1. Especialidade das vagas e objetos de avaliação, 2. Cronograma previsto, 3. Modelo de laudo caracterizador de deficiência para a solicitação de inscrição para concorrer como pessoa com deficiência, para a solicitação de atendimento especializado e para a avaliação biopsicossocial e 3. Modelo de memorial e de projeto.

EDITAL CONCURSO PÚBLICO Nº 2 – INPA/MCTI, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2023

EDITAL Nº 1 – INPA/MCTI, DE 9 DE OUTUBRO DE 2023