Influenciador amazonense famoso por cuidar de capivara é multado em R$ 17 mil pelo Ibama

A multa aplicada pelo Ibama pode ser contestada pelo influenciador

O fazendeiro e influenciador Agenor Tupinambá, conhecido por cuidar da capivara Filó, foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por maus-tratos a animais. A denúncia foi feita contra ele e, após ser alvo da fiscalização, Agenor pode perder a guarda do animal.

Agenor vive em uma fazenda no município de Autazes, a 113 quilômetros a sudeste de Manaus. Ele compartilha em suas redes sociais vídeos brincando e cuidando de Filó, que tem apenas cinco meses de idade. Além da capivara, Agenor também brinca com búfalos, um papagaio, um porco, um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão.

Em seu perfil no Instagram, o influenciador relatou o ocorrido: “Hoje passei por uma situação que nunca imaginei que passaria, minha cabeça girou, vomitei, minha garganta fechou. Fui procurado por agentes do Ibama na minha faculdade. Fui notificado e multado por maus-tratos de animais e várias outras coisas”, disse ele.

Agenor afirmou que nunca seria capaz de maltratar os animais, mas que está aguardando orientações de sua assessoria para divulgar um vídeo com mais detalhes sobre o ocorrido. A multa aplicada pelo Ibama pode ser contestada pelo influenciador.