Implurb registra aumento de 19% nos licenciamentos urbanos em Manaus

O Implurb oferece serviços como solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se e desmembramentos.

MANAUS, AM — O Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (Implurb) registrou um aumento significativo no número de processos de licenciamento urbano entre janeiro e abril de 2025. Foram 21.560 atendimentos , um crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 18.187 processos .

No mês de abril de 2025, o órgão recebeu 3.146 e-mails , 836 ligações , formalizou 540 processos e realizou 765 atendimentos presenciais , totalizando 5.351 serviços prestados . Esse número representa um aumento de 25% em comparação com abril do ano anterior.

Desde o início da gestão do prefeito David Almeida , em janeiro de 2021, até abril de 2025, o Implurb já realizou mais de 231 mil atendimentos relacionados ao licenciamento urbano em Manaus .

Segundo o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente , o crescimento está ligado à melhoria dos sistemas internos, capacitação da equipe e maior eficiência na tramitação de processos: “Esses avanços permitiram maior celeridade nos projetos e maior satisfação por parte dos usuários”, explicou.

O instituto oferece diversos serviços relacionados ao licenciamento urbano em Manaus , como solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT) , alvarás de construção , certidões de Habite-se e desmembramentos . Os interessados podem formalizar os pedidos pelo e-mail [email protected] , enviando o formulário padrão disponível no site do órgão (implurb.manaus.am.gov.br ) acompanhado dos documentos necessários em formato PDF.

Para quem prefere atendimento presencial, a Gerência de Atendimento (Geat) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h , exceto feriados. O agendamento pode ser feito pelo telefone (92) 3625-2947 , das 8h às 11h30, ou pelos números de WhatsApp (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589 .

Além disso, o Implurb está trabalhando na digitalização de serviços , com previsão de disponibilização de vários procedimentos em uma plataforma online. A mudança visa facilitar o acesso e permitir que os próprios cidadãos emitam documentos de forma autônoma, por meio de sistemas integrados e uso seguro de bases de dados.