Ibama fiscaliza criadores de pássaros silvestres no AM

Operação Gênesis identificou fraudes em anilhas e apreendeu aves.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou operação de fiscalização ambiental em criadores de passeriformes na cidade de Manaus (AM).

A Operação Gênesis ocorreu entre os dias 4 e 15 de dezembro e contou com a participação de agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb/AM), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema/AM).

Como parte da operação, o Ibama promoveu treinamento sobre o Sistema de Controle e Monitoramento de Atividades de Criação Amadora de Pássaros (Sispass) voltado à identificação de fraudes em anilhas, animais e informações, cometidas por criadores amadores de pássaros silvestres. Os alunos foram policiais militares e civis, além dos servidores estaduais.

As anilhas utilizadas nos pássaros são pequenos anéis, que são produzidos sob medidas específicas e trazem diferentes códigos para identificar cada ave. A transgressão com fraudes em anilhas no Brasil é alvo do Ibama por se tratar de uma atividade que envolve muitas infrações ambientais e provoca impacto bastante negativo à avifauna silvestre.

Animais

Os infratores têm investido na falsificação desses anéis para conseguirem retirar animais da natureza sem autorização ou reproduzir aves em cativeiro sem que o Ibama possa realizar corretamente o monitoramento. Assim, ampliam a possibilidade de conseguir vender os animais por um alto valor, prática proibida conforme a Instrução Normativa Ibama 10/2011.

A equipe do Ibama, em conjunto com o BPAmb/AM, promoveu vistorias nas casas de criadores. Como resultado, os agentes apreenderam 35 aves e aplicaram R$ 56 mil em multas.