Hospital Dr Fajardo inicia triagem para cirurgias em crianças com lábio leporino

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) inicia a triagem para as cirurgias de correção labiopalatal, também conhecida como lábio leporino, no Hospital Infantil Dr Fajardo, no centro de Manaus. Ao todo, 120 crianças deverão ser operadas na campanha. O agendamento para as consultas de triagem vai até a próxima quarta-feira, dia 23 de setembro.

A triagem poderá ser agendada entre os pacientes do interior, por meio do serviço social ou casa de apoio de origem, e na capital, por meio dos telefones (92) 3131-3606/3615/3623/3639 ou pelo celular (92) 98413-0887. Além disso, na recepção da unidade, os pais ou responsáveis podem realizar o agendamento de forma presencial, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 15h.

As consultas para triagem e avaliação médica dos pacientes pré-agendados serão realizadas de 24 de setembro até 02 de outubro. Em uma semana serão realizadas 40 cirurgias de correção e o restante será inserido dentro da agenda de rotina da unidade. São necessários para o agendamento e consulta a certidão de nascimento, número do Cartão SUS e o cartão de vacinação.

A ação é realizada pela SES-AM, em parceria com a ONG Smile Train Brasil, que disponibiliza parte dos recursos humanos utilizados no projeto, que, de acordo com o diretor da unidade, Aly Ballut, transforma a vida das crianças.

“Essas cirurgias plásticas que envolvem lábio leporino e fenda palatina, as crianças que são operadas tem um ganho social maravilhoso. Em todas as idades que são operadas, que é de um mês até 17 anos de idade, tem uma recuperação maravilhosa, com um ganho social importantíssimo para essas pessoas, essas crianças que precisam dessa ajuda”, ressaltou Ballut.

As crianças também recebem no hospital toda a assistência da equipe multiprofissional, incluindo fonoaudiólogo e nutricionista para o período de adaptação pós-cirurgia.

Adaptações – Nesta terceira edição da campanha, a direção do Hospital Dr Fajardo vai adaptar o atendimento, a fim de evitar aglomerações, em razão do novo coronavírus. De acordo com o diretor da unidade, o agendamento será obrigatório para as consultas de triagem que atenderão crianças e adolescentes de até 17 anos.

“Ela vai ser dividida em duas etapas, a primeira a do agendamento de triagem e a segunda é a etapa dos procedimentos cirúrgicos. O calendário das cirurgias inicia no dia 24 de setembro, depois 28, 29, 30 e dia 1º e dia 2 (de outubro). Esse agendamento está sendo feito por conta da Covid-19, para evitar aglomerações”, explicou o diretor.