terça-feira, 3 de fevereiro de 2026.
Início Polícia Homem é preso por quebrar pernas de cachorro no Zumbi

Homem é preso por quebrar pernas de cachorro no Zumbi

MANAUS (AM) — Um caso de extrema crueldade animal chocou a comunidade do bairro Zumbi dos Palmares, na Zona Leste de Manaus. Um homem de 40 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), acusado de quebrar as pernas de um cachorro de aproximadamente cinco meses de idade. O animal, encontrado em estado de extrema magreza e abandono, estava sem comida, água e sequer conseguia andar.

A prisão ocorreu após denúncia de vizinhos, que relataram à polícia que o suspeito tinha o hábito de agredir os cães que criava. Durante a ação, os policiais ainda levantaram a suspeita de que o local servia como ponto de venda de drogas. A delegada Juliana Viga, responsável pelo caso, conduziu o homem à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), onde ele passou pelos procedimentos legais e responderá por maus-tratos a animais.

Estado do Animal e Repercussão Legal
O cachorro, ainda filhote, apresentava ferimentos graves e evidente sofrimento. Agora sob custódia das autoridades, ele deverá receber cuidados veterinários. O agressor, após audiência de custódia, ficará à disposição da Justiça, podendo enfrentar as penas previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Como a Sociedade Pode Agir
Casos como este reforçam a importância da denúncia. Qualquer cidadão que testemunhar maus-tratos a animais pode recorrer aos seguintes canais no Amazonas:

A denúncia também pode ser feita presencialmente na sede da Dema (Parque Dez de Novembro) ou em qualquer Distrito Integrado de Polícia (DIP).