sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Saúde Hemoam qualifica profissionais para ampliar oferta de exame de alta complexidade

Hemoam qualifica profissionais para ampliar oferta de exame de alta complexidade

Exame de alta complexidade é fundamental para o tratamento do câncer no sangue. (Foto: Rafael Marques / HEMOAM)

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) está qualificando a equipe técnica do Laboratório de Citogenética para ampliar a oferta de um exame de alta complexidade chamado de cariótipo. Esse exame norteia os médicos especialistas em doenças do sangue (hematologistas) para o diagnóstico preciso e o melhor tratamento para os pacientes. No Amazonas, essa análise é realizada exclusivamente pela Fundação.

O treinamento terá uma duração total de seis meses e tem como mentor o citogeneticista sênior André Luiz de Andrade, do Genolab – Laboratório de Genética Avançada, do Estado de Santa Catarina (SC). A capacitação vai permitir que o Hemoam amplie em até 20 vezes a capacidade de realização desse exame.

“Essa análise é muito complexa e agrega bastante eficácia ao diagnóstico da leucemia, pois é por meio dela que ocorre a classificação, prognóstico e o acompanhamento evolutivo da doença”, disse André.

Para a biomédica e gerente de exames especializados do Hemoam, Vanda Santana Dini, o exame do cariótipo, combinado com outros testes, melhora substancialmente o nível do tratamento do paciente.

“Esse exame traz respostas com segurança e confiabilidade para os médicos e equipe de apoio, dando-lhes informações importantes para tomada de condutas clínicas e terapêuticas desde o diagnóstico até o fim do tratamento de uma leucemia”, avaliou.

Atualmente, o Hemoam realiza mensalmente em média dois exames de cariótipo. A partir dessa consultoria o volume deve chegar a pelo menos 25 exames mensais. O treinamento finaliza em dezembro próximo e envolve cinco técnicos da instituição.