Hemoam moderniza triagem com teste de hemoglobina sem furo no dedo

Os novos aparelhos também vão agilizar o atendimento, já que o mesmo profissional que conduz a entrevista clínica poderá realizar o teste, eliminando a etapa de pré-triagem.

MANAUS, AM — A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) vai adotar um novo método para medir a taxa de hemoglobina dos doadores de sangue. O exame, que é obrigatório antes da coleta para verificar possíveis casos de anemia, será realizado sem necessidade de furar o dedo.

O Hemoam recebeu quatro hemoglobinômetros de tecnologia não invasiva, que utilizam sensor óptico para aferição rápida e indolor. A mudança traz mais conforto e segurança aos doadores, além de modernizar os processos de triagem.

Segundo a diretora-presidente da instituição, Socorro Sampaio, a inovação acompanha uma tendência nacional e reforça a importância de tornar a experiência do doador cada vez mais humanizada.

Os novos aparelhos também vão agilizar o atendimento, já que o mesmo profissional que conduz a entrevista clínica poderá realizar o teste, eliminando a etapa de pré-triagem. O treinamento da equipe ocorre entre 1º e 4 de setembro e, a partir do dia 8, os equipamentos já estarão em uso. A aquisição foi feita com recursos de emenda parlamentar, no valor de quase R$ 300 mil.