Guaxinins “zumbis” estão atacando moradores de Ohio

Mas não se preocupe, ainda não é hora de começar a se preparar para o apocalipse zumbi... ainda

A polícia de uma pequena cidade de Ohio está ocupada perseguindo bandidos mascarados, mas não do tipo que rouba bancos e foge. Não, esses bandidos têm quatro pernas e uma cauda listrada. Eles também estão “aterrorizando” os moradores de Youngstown nas últimas três semanas com seu comportamento “zumbi”.

Desde o mês passado, a polícia recebeu mais de uma dúzia de ligações informando que normalmente os guaxinins noturnos estão cambaleando à luz do dia, como os mortos-vivos. Eles desmaiam de letargia antes de se levantarem novamente, informou a emissora local de televisão, WKBN.

O fotógrafo Robert Coggeshall estava brincando com seus cachorros no jardim da frente quando disse que foi expulso pelo guaxinim. “Eu estava com o Buddy e Corbin do lado de fora no meu quintal da frente quando um guaxinim babando apareceu por perto. Eu rapidamente levei os cachorros para dentro, sendo perseguidos pelo guaxinim. Voltei para fora e fiz o guaxinim me perseguir no quintal para longe da casa “, disse Coggeshall no Facebook.

Depois de colocar os cachorros dentro casa, Coggeshall voltou para fotografar o estranho comportamento. “Ele ficava de pé em suas patas traseiras, coisa que eu nunca vi um guaxinim fazer antes, e ele mostrava os dentes e depois caía para trás e ficava quase em coma”, disse Coggeshall à emissora de televisão.

Moradores dizem que os guaxinins parecem destemidos e não reagem a coisas que normalmente os assustam, como ruídos altos ou movimentos rápidos.

O comportamento é estranho, mas não é incomum. O departamento de recursos naturais de Ohio diz que é possível que seja uma doença chamada cinomose, em vez de raiva. A doença viral normalmente infecta raposas, coiotes, gambás e cães não vacinados, mas é provável que ocorram infecções em grandes populações de guaxinins, de acordo com o Departamento de Peixes e Vida Selvagem de Oregon (ODFW). Ele se espalha quando os animais entram em contato direto com fluidos corporais ou excrementos de um animal infectado. O ODFW diz que surtos parecem ocorrer em ciclos de cinco a sete anos.

O vírus ataca os sistemas respiratório, gastrointestinal e nervoso para causar danos cerebrais, o que provavelmente explica o comportamento bizarro dos guaxinins. Guaxinins também podem sofrer de diarréia, convulsões e imobilidade, de acordo com a National Geographic. Os sintomas incluem secreção do nariz e dos olhos, uma camada de pêlo áspera, aparência emaciada, comportamento incomum “como desorientação ou vagar sem rumo” – todos os quais progressivamente pioram e geralmente terminam em morte.