Governo do Estado avança nas obras de duplicação da AM-070

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O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), avança nas obras de duplicação da AM-070 (Rodovia Manuel Urbano), apesar das chuvas que têm atingido o Estado nos últimos dias. Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas na construção da segunda ponte sobre o rio Ariaú, localizada no km 35, onde estão sendo realizados os serviços de estaqueamento das fundações da ponte.

Em virtude do período chuvoso, os serviços de terraplanagem na cabeceira da ponte não estão ainda no ritmo ideal. Esse trabalho teve início em 2016, mas devido ao início do período chuvoso na região e, consequentemente, à subida do nível das águas do rio, foi necessário interrompê-lo.

Além desses trabalhos, estão sendo executados no trecho do km 20 ao km 34 os serviços de sinalização horizontal, hidro-semeadura nas áreas descobertas de vegetação, instalação de proteções laterais, drenagem superficial e pavimentação asfáltica de duas rotatórias.

Sítio arqueológico – Dentre as ações programadas para a rodovia está sendo dada continuidade aos serviços de arqueologia. O sítio arqueológico Kemak, situado do km 70 ao km 74, já está liberado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Já o sítio Ubim, localizado do km 43 ao km 48, encontra-se em fase de análise pelo instituto.

 O sítio Capoeira dos Índios, que vai do km 64 ao km 67, está em fase de levantamento topográfico para elaboração de prospecção e montagem do relatório a ser analisado pelo Iphan e posteriormente liberado para que as obras tenham continuidade.

A finalização da obra de duplicação da rodovia depende desses procedimentos. O primeiro trecho duplicado da rodovia possui 11 quilômetros de extensão e foi inaugurado em 2015, pelo Governo do Estado. Mais 23 quilômetros foram entregues, chegando ao total de 34 quilômetros duplicados e em pleno funcionamento. Nesse sentido, faltam apenas 44,14 km para serem duplicados.

Investimentos – A obra de duplicação da AM-070 recebe investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), via Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinvest) e contrapartida do Governo do Estado do Amazonas. O montante chega a R$ 279.642.517,36.

 De acordo com o titular da Seinfra, secretário Oswaldo Said, a obra realizada ao longo da AM-070 é importante para a região, já que ajudará em seu desenvolvimento, garantindo melhoria na logística de transporte e escoamento de tudo o que é produzido no meio rural.

A rodovia interliga Manaus às cidades de Iranduba, Novo Airão e Manacapuru. E sua duplicação encurtará o caminho entre capital e produtores rurais de municípios do Médio Solimões, Purus e Juruá, que são calhas do Amazonas.

A piscicultura, a produção de farinha e o aparecimento de novos empreendimentos imobiliários, são algumas das áreas impulsionadas, como também a produção de materiais cerâmicos como tijolos e telas para o abastecimento do mercado da construção civil, tanto da capital quanto do interior.

A duplicação da estrada, além de facilitar o escoamento, a comercialização e a distribuição de produtos do interior, também vai impulsionar a circulação de turistas e de moradores da região metropolitana de Manaus.

Mais emprego e renda – Até a primeira quinzena de junho deste ano, as obras na AM-070 geraram mais de 500 empregos, dos quais 120 são diretos, pois envolvem profissionais da engenharia, encarregados, operadores de máquinas, pedreiros, ferreiros, carpinteiros, ajudantes e laboratoristas, dentre outros. Os demais 400 empregos foram indiretos, em segmentos como os de fornecedores de insumos como pedra, areia, cimento, ferro, dentre outros itens.

Na obra, são utilizadas diariamente uma média de 85 máquinas e equipamentos como retroescavadeiras, tratores de esteira, rolos compactadores, caminhões betoneira, usinas de asfalto, vibro acabadoras, etc. Segundo a Seinfra, a estimativa é que, até o fim do ano, essa obra proporcione aumento de 30% a 40% de novas vagas de trabalho.