Governo do Amazonas vai entregar mais de 400 títulos de terras em Boa Vista do Ramos

FOTO: CLÓVIS MIRANDA/SECOM

O governador Amazonino Mendes vai entregar 415 títulos definitivos de terra no município de Boa Vista do Ramos (a 270 quilômetros de Manaus em linha reta), na sexta-feira, dia 23. O evento será na quadra poliesportiva Gabrielle de Castro Almeida, às 10h, localizada na rua Padre Gabriel, Centro.

“Estamos intensificando as entregas de títulos definitivos de terras no interior do Estado, por determinação do governador”, informa a secretária de Política Fundiária, Paula Kanzler Soares.  A titular da SPF informou que, no início deste mês, mais de 400 famílias de Novo Airão foram beneficiadas e que outros municípios também serão contemplados em breve. “Nossa meta neste ano é entregar cerca de 3 mil títulos em vários municípios”.

Segundo a secretária, também será realizada em Boa Vista do Ramos a implantação do Fórum Fundiário, no sábado, dia 24. A criação do Fórum Fundiário vai facilitar a troca de informações entre a SPF e o município, permitindo a implementação das ações de regularização fundiária. “Queremos avançar muito mais no ordenamento fundiário dos municípios do Amazonas”, disse.

Paula Kanzler Soares destaca que, com o título definitivo, o proprietário passa a ter segurança jurídica sobre a posse da terra, além de valorizar o terreno. “Com o documento também é possível conseguir crédito para financiamento de construção e reforma e de microcrédito para empreendedorismo, via Agência de Fomento do Estado (Afeam), além de suporte técnico do Idam para melhorar a produção rural”, informa.

Na gestão de Amazonino Mendes, já foram entregues cerca de 4,5 mil títulos definitivos de terras em Manaus e no interior.