Golfo do México muda de nome no Google Maps

A alteração faz parte de um conjunto de decretos assinados por Donald Trump em janeiro.

O Google Maps atualizou recentemente a nomenclatura do Golfo do México para “Golfo da América” para usuários nos Estados Unidos. A mudança reflete um decreto presidencial de janeiro, que alterou oficialmente o nome da região. No entanto, a nova denominação não é universal: usuários no México continuam vendo o nome original, enquanto em outros países, como o Brasil, ambas as versões são exibidas.

A alteração faz parte de um conjunto de decretos assinados pelo então presidente logo após sua posse, visando “honrar a grandeza americana”. A medida, no entanto, foi minimizada pela presidente mexicana, que afirmou que a mudança só teria validade nos Estados Unidos. A atualização do Google Maps segue a política da empresa de adotar nomes oficiais de fontes governamentais.

A mudança de nomes não se limitou ao Golfo do México. O Monte Denali, o pico mais alto do país, também teve seu nome alterado para Monte McKinley pelo mesmo decreto. Essa alteração, no entanto, não é uma novidade, já que o monte já havia sido renomeado para Denali em 2015 pelo então presidente Barack Obama, em reconhecimento à população nativa da região.