Início Política George Lins defende desenvolvimento sustentável da agropecuária no Sul do Amazonas em...

George Lins defende desenvolvimento sustentável da agropecuária no Sul do Amazonas em requerimento

No intuito de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável dos municípios do Sul Amazonas, o deputado estadual Dr. George Lins (UB) destacou, nesta quinta-feira (06/07), requerimento de sua autoria que solicita a criação de um Programa de Regularização Ambiental específico para a região Sul do Estado e a revisão e ampliação do Zoneamento Ecológico-Econômico para a região.

Segundo o deputado, o Sul do Amazonas possui um grande potencial econômico para atividades ligadas ao setor primário. No entanto, a região está há décadas enfrentando uma série de carências de acesso a políticas públicas essenciais para o seu desenvolvimento sustentável.

“Sabemos que o Sul do Amazonas tem se demonstrado uma região vocacionada para a produção de alimentos, notadamente pela disponibilidade de terras propícias para o desenvolvimento de atividades produtivas do setor primário. É necessário que essa região tenha um plano de regularização ambiental específico para que os agricultores e agropecuários possam se adequar à legislação ambiental vigente”, disse o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, é preciso avançar no zoneamento ecológico-econômico do Amazonas, especialmente no Sul do Estado, onde há uma grande pressão para que pecuaristas e agricultores atendam às questões ambientais.

“Precisamos revisar e ampliar o zoneamento ecológico-econômico também para os municípios do sul do Amazonas. O zoneamento é uma ferramenta que busca a organização e o planejamento territorial considerando aspectos ambientais e econômicos de cada região. Tudo isso para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação dos recursos naturais”, disse.

O deputado finalizou seu discurso reforçando que o requerimento está alinhado ao pleito da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA).