George Lins abre espaço para transplantados ressaltarem importância da doação de órgãos

Nesta terça-feira (26/09), o deputado estadual Dr. George Lins (UB) realizou uma Cessão de Tempo para a Associação de Pré e Pós Transplantados Portadores de Doenças Crônicas e Hepáticas do Amazonas (APTCH-AM). Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a presidente da Associação, Tábata Nepomuceno, explicou sobre o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização e incentivo à doação de órgãos.

“O Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro, é um dia em que nós precisamos trabalhar para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e enfatizar a necessidade dos doadores conversarem com seus familiares e amigos sobre o assunto”, destacou o deputado Dr. George.

Em julho deste ano, foi realizado o primeiro transplante renal na rede pública estadual de saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi feito no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Primeira mulher a receber um transplante de fígado no estado, Tábata destacou os avanços inéditos para os pacientes que precisam de um transplante de órgão. “A nossa luta foi sempre em prol do transplante dentro do estado. O governador Wilson Lima e o secretário Anoar Samad entenderam a importância do transplante de órgãos. Esperamos que o transplante se mantenha e não seja interrompido, como no passado. O transplante salva vidas”, disse a presidente da APTCH-AM.

Tábata reforçou a necessidade de serem criadas iniciativas para pacientes pós-transplantados no Amazonas. “A gente precisa de qualidade de vida para os pacientes pós-transplantados. Depois do transplante, o paciente precisa entender mais sobre a sua patologia e sobre o transplante na vida dele”.

Projeto de Lei

Na última semana, o deputado apresentou o PL nº 892/23, que institui a Semana de Conscientização sobre a Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes no programa escolar da rede pública.

Segundo o deputado, a ideia é que os estudantes tenham acesso, por meio de palestras e seminários, a conceitos elementares sobre a importância dos fundamentos científicos, culturais, econômicos, políticos e sociais sobre a doação de órgãos, bem como a importância da doação de órgãos e tecidos para o transplante. As palestras serão realizadas por especialistas no tema.