
ISTAMBUL – Um vídeo que circula nas redes sociais mostrando uma gaivota sendo reanimada por um jogador após ser atingida por uma bola de futebol é verdadeiro, não tendo sido criado por inteligência artificial. O caso aconteceu no domingo (22), durante a final da 1ª Liga Amadora de Istambul, na Turquia, entre as equipes Mevlanakapı Güzelhisar e İstanbul Yurdum Spor.
Aos 22 minutos do primeiro tempo, o goleiro Muhammet Uyanık, do İstanbul, cobrou um tiro de meta e acertou acidentalmente a gaivota que sobrevoava o gramado do estádio de Zeytinburnu. O animal caiu no chão e ficou imóvel, com as patas para cima.
O capitão do time, Gani Çatan, correu até a ave e iniciou uma massagem cardíaca para reanimá-la, mesmo sem ter treinamento prévio em primeiros socorros. “A primeira coisa que me veio à mente foi fazer RCP (reanimação cardiopulmonar). Ela havia desmaiado, então tentei a minha sorte”, disse à agência turca Anadolu.
Após os primeiros cuidados, a gaivota recebeu água e atendimento da equipe médica presente no estádio. Segundo Çatan, ela se levantou, mas apresentava problemas nas asas.
O goleiro responsável pelo chute, Muhammet Uyanık, afirmou à Anadolu que ficou em choque ao perceber o ocorrido. “Me senti mal. Fiquei muito chateado, isso me afetou profundamente. Afinal, também é um ser vivo”, declarou.
O İstanbul Yurdum Spor perdeu a partida e, com isso, o título do campeonato. Apesar do resultado esportivo, o capitão destacou o lado humano da situação: “Perdemos o campeonato, mas é maravilhoso ter ajudado a salvar uma vida.”


