FVS inaugura Centro de Orientação ao Viajante e passa a emitir o Certificado Internacional de Vacinação

© Divulgação/FVS

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), inaugurou, nesta quinta-feira (05/07), o Centro de Orientação ao Viajante, por meio do qual passará a emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O certificado, emitido pela Anvisa, é exigido por alguns países para comprovar a vacinação contra a febre amarela.

A FVS é a primeira unidade descentralizada do Amazonas a oferecer o serviço. O Centro de Orientação ao Viajante vai funcionar na própria sede da FVS, situada na Av. Torquato Tapajós, nº4. 010, Colônia Santo Antônio.

Para o diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, a iniciativa visa dar mais opções desse tipo de atendimento em Manaus. “Antes, o serviço era oferecido exclusivamente no posto da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), localizado nas dependências do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Manaus, e também na cidade de Tabatinga. A partir de agora, a FVS passa ser uma opção a mais para o serviço”, explicou.

De acordo com o coordenador regional de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa, Flávio Almeida, a criação dos Centros de Orientação ao Viajante faz parte de uma nova estratégia de sensibilização, envolvimento e responsabilização adotada pela Agência, para que a população inclua os cuidados com a saúde em seu planejamento de viagem.

SERVIÇO – Para utilizar o Centro de Orientação ao Viajante da FVS, é necessário que seja realizado o pré-cadastro no site www.anvisa.gov.br/viajante e, desta forma, agendar data e hora do atendimento. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 16h30. Os documentos necessários para o atendimento são: cartão nacional de vacina, identidade ou passaporte, certidão de nascimento para menores de 18 anos e comprovante de residência.