sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Cidades Funcionários dos Correios do Amazonas entram em greve

Funcionários dos Correios do Amazonas entram em greve

Os funcionários dos Correios do Amazonas entraram em greve geral por tempo indeterminado em conjunto a outros 36 sindicatos do país. A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país. A categoria reivindica reajuste salarial com reposição da inflação.

Os trabalhadores também contestam a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benefícios.Além de serem contra a privatização dos correios, por meio da medida anunciada pelo governo federal que faz parte do conjunto de privatizações.

Segundo Luís Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Correio e Telégrafo (Sintect), a greve no Amazonas foi anunciada em edital de convocação, e por se tratar de um movimento nacional, a entrega de encomendas e cartas será afetada. “Os principais centros de distribuição como São Paulo e Rio de Janeiro também estão de braços cruzados, portanto, infelizmente o fluxo de entregas no Amazonas não está normalizado. Deflagrar a greve foi uma necessidade inevitável”, afirma Ribeiro.

Ribeiro ainda informa que em agosto, o tribunal Superior do Trabalho (TST) prorrogou os termos do atual acordo coletivo de trabalho da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) por mais 30 dias a partir de (1) de setembro. “Em igual período, haveria a manutenção do plano de saúde para os pais dos empregados que se encontram em tratamento e dos atendimentos de urgência e de emergência. E não queremos que esse direito, assim como outros sejam tirados dos trabalhadores”.

O que dizem os Correios?

Os correios informam, em nota, que colocou em prática um Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões estão sendo adotadas.

E segundo levantamento parcial realizado na manhã desta quarta-feira (11) mostra que 82% do efetivo total dos Correios no Brasil está trabalhando regularmente. No Amazonas, 92,29% dos empregados estão trabalhando normalmente.

Por EM TEMPO