FUnATI promove ações de prevenção ao suicídio na terceira idade

(Foto: Edmilson Pereira / FUnATI)

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) promove ações em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Ao longo de todo o mês, foram realizadas ações e serviços de intensificação ao combate e prevenção ao suicídio na terceira idade.

Bate-papos virtuais sobre a valorização da vida foram oferecidos nas redes sociais da instituição, assim como blitz de conscientização e informação de saúde mental para alunos e usuários da Policlínica Gerontológica da FUnATI. Na oportunidade a equipe de psicólogos da FUnATI, especializada em gerontologia e saúde do idoso, abordou os idosos para ressaltar a importância em procurar ajuda para tratamentos adequados.

Serviço gratuito: Disk Saúde Mental – A instituição conta com o serviço de Disk Saúde Mental oferecido para pessoas a partir de 60 anos de idade residentes na cidade de Manaus.

O serviço busca proporcionar acolhimento e escuta para quem precisa lidar com os desafios da saúde mental em tempos difíceis de pandemia. Os atendimentos são feitos por chamada telefônica ou videochamada de 30 minutos. O plantão está disponível de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h, de forma presencial e online.

Desde abril de 2020 já foram realizados 3 mil atendimentos entre abordagens e escuta sensível aos idosos que buscaram o serviço para lidar com problemas emocionais causados pela pandemia.

“Cuidar da saúde mental nunca foi tão necessário, porém ainda há preconceitos sobre esta temática que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, o cenário é ainda mais desafiador na terceira idade por causa dos tabus vivenciados ao longo da vida, não hesite em buscar ajuda”, ressaltou o reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro.

*Com informações da assessoria