Fumaça de queimadas faz avião desviar rota de Porto Velho para Manaus

Um voo da Latam precisou ser desviado do aeroporto de Porto Velho, na sexta-feira (16), devido à quantidade de fumaça no céu da capital rondoniense. Com o comprometimento da visibilidade, o piloto pediu para pousar o Airbus A320 em Manaus (AM).

O voo de n° 3594 da Latam tinha saído de Brasília (BSB) às 9h35 e deveria ter aterrizado no aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, às 11h20 (hora local).

Quando se aproximava de Porto Velho, nas proximidades da Floresta Nacional do Jamari (Flona), a quantidade de fumaça impediu que o piloto seguisse com o voo.

O site Flightradar24, que monitora o tráfego aéreo em tempo real, mostra o avião dando voltas sobre a reserva florestal em Rondônia. Minutos depois, o avião altera a rota e segue para Manaus, onde conseguiu pousar logo depois do meio-dia.

Com o redirecionamento do voo para Manaus, dezenas de passageiros de Porto Velho não conseguiram embarcar para Brasília através do voo 3595 da Latam, pois o avião desviado seria o mesmo que deveria decolar de Porto Velho, às 13h30.

Entre os passageiros que não conseguiram embarcar na capital estão vários indígenas com destino ao Sonora Brasil, em Rio Branco.

O líder da etnia Kariri-Xocó, Riakonã, saiu de Alagoas e tinha como destino a capital acreana.

“Por conta desse fumaceiro o voo foi cancelado. Eles nos deram um voucher de alimentação e disseram que alugariam um micro-ônibus para levar a gente até Rio Branco. Saímos de Alagoas para fazer uma conexão em Porto Velho, depois em Brasília, depois em São Paulo e por fim chegar a Rio Branco”, conta.

O líder do grupo da etnia fulni ô, Xumaia, de Ji-Paraná, conta como seria o trajeto até chegar no festival em Rio Branco. “Saímos de Ji-Paraná e viemos para Porto Velho. Daqui íamos pegar um voo para Rio Branco, mas com conexão em Brasília e São Paulo”, afirma.

O que diz a companhia

Em nota, a Latam confirmou o remanejamento do voo para Manaus e que os passageiros de Porto Velho, do voo de 13h30, deverão embarcar ainda na noite desta sexta-feira.

“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3595 (Porto Velho-Brasília) não foi cancelado, tendo apenas postergado o horário de decolagem para as 18h30 desta sexta-feira (16). O ajuste foi necessário porque a rota será operada pela mesma aeronave do voo LA3594 (Brasília-Porto Velho), que precisou alternar pouso para Manaus devido à fumaça em Rondônia.

A companhia esclarece que está prestando a assistência necessária aos passageiros, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”.

Por G1