A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou, nesta quinta-feira (06), uma ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia. O estabelecimento flagrado com fraude na medição foi um frigorífico localizado na Av. Coronel J. Teixeira, bairro Lírio do Vale, Zona Oeste de Manaus.
A operação contou com o apoio da Policia Civil e perito do Instituto de Criminalística (IC). O responsável pelo estabelecimento foi conduzido a Delegacia Especializada, para prestar esclarecimentos pelo ato ilícito.
No ato da inspeção foi constatado fraude na medição em três fases do medidor de energia, no qual registrava apenas 30% do consumo do empreendimento. Os prejuízos causados à Distribuidora e à sociedade representa valor de aproximadamente R$ 11 mil.
A ligação irregular foi retirada de imediato e foram adotados os procedimentos de recuperação de energia e regularização do frigorífico.
A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.