Francisco Souza promove debate sobre o turismo em Itacoatiara

Dep. Francisco Souza

A Comissão de Turismo e Empreendedorismo (Ctur), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Francisco Souza (Podemos), realizou nesta semana uma grande discussão sobre o desenvolvimento do setor turístico em Itacoatiara (a 271 quilômetros de Manaus). A Audiência Pública aconteceu no Plenário Juracema Holanda, da Câmara de Municipal de Itacoatiara.

Estiveram presentes o presidente da Comissão de Turismo de Itacoatiara, vereador Gil Libório (PDT), o diretor de turismo da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Aládio Corrêa, o Secretário de Cultura e Turismo, Cleutembergue Pantoja, o Presidente do Podemos/Itacoatiara, Emerson França, a Chefe da Unidade do Sebrae/Itacoatiara, Milene Lopes, o representante da Rede Amazônica/Itacoatiara, Moisaniel Filho, representando o prefeito de Itacoatiara, Secretário do Interior Adilson Pereira, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itacoatiara, vereador Aluísio Isper Netto (PSD).

A audiência pública girou em torno dos problemas enfrentados pelo setor turístico no município, bem como a falta de investimentos por parte do Governo do Estado e a necessidade de capacitação especializada. O vereador Aluísio Isper Netto, falou sobre a importância do tema para a geração de empregos na cidade. “Hoje temos atrativos dos mais variados, mas precisamos de um olhar diferenciado para que possamos alavancar esse setor”, disse.

Já Moisaniel Filho comparou o deputado Francisco Souza ao profeta bíblico João Batista, que chamou a atenção das pessoas, no deserto, a respeito da vinda do Messias. “Deputado o senhor é como João Batista, clamando no deserto sobre a situação do turismo no Amazonas. Não desista, pois como o profeta, no tempo certo as pessoas vão perceber que o senhor está certo”, explicou o representante da Rede Amazônica/Itacoatiara.

Para se ter uma ideia do potencial turístico em Itacoatiara, só no ano passado (2017), o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), reuniu 30 mil pessoas por noite, segundo os organizadores do evento. Segundo o deputado Francisco Souza, o turismo de eventos e o turismo religioso são os dois grandes atrativos do município. “Quando a cidade fica tomada de turista no Fecani ou no Femevi, podemos perceber que levamos jeito para o turismo. Pois isso movimenta o comércio, hotéis, restaurantes e consequentemente a economia através da geração de empregos”, declarou o parlamentar.

Ao final, a pedido do vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Souza anunciou uma nova audiência pública na cidade. A previsão é que ela seja realizada na primeira quinzena do mês de abril.