Fórum vai discutir Transtorno do Espectro Autista em junho na Câmara

Foto: Roberval Rocha

Em reunião ordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (3), a Frente Parlamentar em Defesa dos Autistas (FPDA), da Câmara Municipal de Manaus (CMM), presidida pelo vereador Álvaro Campelo (PP), em acordo com órgãos ligados à causa dos autistas vão realizar um fórum no dia 5 de junho para aprofundar as discussões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Durante a reunião, a representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Angêla Maria da Costa, demonstrou em uma apresentação de slide um pouco sobre a rede de atenção à saúde e destacou os projetos de amplificação e qualificação da Semsa em atenção e respeito que devem ter os hospitais com as crianças portadoras do autismo.

Entre os órgãos convidados, estava o Cine Azul que já participou de outras reuniões, representado pela presidente do projeto Cine Azul, Margareth Cordeiro, que destacou a importância do debate para tomar conhecimento dos serviços que o Estado oferece para a rede de autistas.

“A partir desses conhecimentos podemos inferir e sugerir para agir em prol dos autistas, a grande importância é trabalhar com a base, instituições e serviços públicos que são oferecidos com políticas públicas, para que, dentro dessas políticas possamos ter um atendimento com dignidade aos nossos autistas, pois eles possuem direitos e muitas vezes os familiares não detêm deste conhecimento”, disse Margareth Cordeiro

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB-AM), Denise Morgado Junqueira ressaltou sobre a importância do envolvimento dos órgãos públicos e da população para a causa.

“A causa do autismo é atual. Estamos tendo um índice alto de crianças, jovens e adultos que precisam de assistência. Várias instituições estão criando comissões para que se discutam o que temos de legislação e como efetivar esse atendimento, como a comissão criada pelo vereador Álvaro Campelo que tem sido proveitosa no sentido de esclarecer qual a nossa linha de ação”, frisou Denise Morgado.

Na avaliação de Denise a legislação está pronta, mas precisa ser efetivada. “Cabe à população se manifestar e falar onde falta melhoria para que os gestores tomem as decisões corretas e possam aproveitar os recursos federais”, completou.

“Mais uma vez nós cumprimos o nosso papel de debater o tema autismo dentro da frente parlamentar, e tivemos, hoje, a apresentação para nós compreendermos mais um pouco da rede de atenção da pessoa com autismo e com encaminhamento teremos no mês de junho um fórum para debater este assunto”, disse Álvaro Campelo.