Forças Armadas já retiraram mais de 100 garimpeiros da Terra Indígena Yanomami

Houve uma uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal na região

Neste domingo (30/7), a região de Palimiú, em Roraima, testemunhou mais uma importante operação coordenada pelas Forças Armadas em conjunto com as agências e Órgãos de Segurança Pública (OSP). Um total de 12 homens e 3 mulheres foram *desintrusos da Terra Indígena Yanomami (TIY), atingindo a marca de 100 remoções de garimpeiros ilegais desde o início do ano.

A desintrusão dos suspeitos foi intermediada por dois advogados que buscaram o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte e propuseram a entrega voluntária dos indivíduos. O encontro ocorreu no Posto de Controle e Interdição Fluvial (PCI FLU), estabelecido pelo Comando Conjunto no Rio Palimiú, onde os suspeitos chegaram por meio de uma embarcação no sábado, 29 de julho.

As ações de combate aos ilícitos na TIY têm sido incisivas e mostrado resultados significativos. Na madrugada do mesmo domingo, por volta das 04h30, uma embarcação que tentava furar o Posto de Controle foi apreendida, transportando cerca de 50 sacos de cassiterita e 8 carotes de gasolina. Seis pessoas a bordo da embarcação se entregaram sem oferecer resistência.

Os 15 detidos foram conduzidos para Boa Vista, capital de Roraima, e levados à sede da Superintendência da Polícia Federal (PF).

Essa operação é parte da chamada Operação Ágata Fronteira Norte, que atua em conjunto com as Forças Armadas, agências e OSP. O trabalho foi legitimado pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, e posteriormente modificado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

Os resultados dessa cooperação têm sido impressionantes, com a operação já contabilizando 80 detidos nos últimos 18 dias. Além disso, a atuação conjunta já proporcionou uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, trazendo esperança para a preservação e proteção desse importante patrimônio natural e cultural.

*Desintrusão é o nome dado à retirada de quem não é originário da área legalmente demarcada como indígena