
MANAUS (AM) — O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o emprego da Força Nacional nos municípios de Coari e Barcelos, no Amazonas, pelo período de 90 dias. A portaria foi assinada nesta quarta-feira (18) pelo ministro Wellington César Lima e Silva. O objetivo é reforçar o combate ao narcotráfico e a crimes ambientais na região.
A medida está inserida no Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), iniciativa federal voltada para a Amazônia Legal. Coari, às margens do Rio Solimões, é uma rota histórica do tráfico de drogas. Barcelos, no Rio Negro, exige vigilância contra a exploração ilegal de recursos naturais. O acesso a ambas as cidades é predominantemente fluvial.
De acordo com o Diário Oficial da União, o efetivo a ser enviado seguirá o planejamento da Diretoria da Força Nacional, que adaptará as ações às “necessidades e especificidades” de cada localidade. O Ministério da Justiça ainda não informou a data de chegada dos agentes nem o número de profissionais que integrarão a operação.


