Foco de invasão é combatido em área de preservação permanente na zona Centro-Sul

© Divulgação/Semmas

O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) impediu na manhã desta sexta-feira, 27/4, que um grupo de invasores desse início a um novo foco de ocupação irregular, desta feita nas margens do Igarapé do Mindu, num trecho de área de preservação permanente (APP), no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Fiscais ambientais, com o apoio da Guarda Metropolitana e servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), fizeram a retirada dos piquetes e armações que estavam sendo utilizados para demarcação de lotes.

Segundo os fiscais, a maioria dos ocupantes é remanescente da comunidade Vila Amazonas, e foi orientada a não permanecer no local por tratar-se de área protegida. As equipes da Semmas permanecerão atentas ao monitoramento da área, sobretudo durante o feriado prolongado. “A tendência desses grupos organizados é aproveitar os períodos de feriados para realizarem as suas investidas contra o patrimônio ambiental, mas estaremos a postos para evitar o retorno e a ocorrência de maiores danos à área”, explicou o diretor de Fiscalização da Semmas, Eneas Gonçalves.

De acordo com a fiscalização, não houve retirada de árvores nem registro de focos de queimadas no local. Alguns “lotes” já estavam com placas identificando o nome dos ocupantes.  “Teremos o apoio da Guarda Municipal que ficará monitorando, mas o retorno dos invasores é previsto, tendo em vista que a maioria é moradora da área do entorno”, afirmou Eneas.