FMT participa de estudo inédito que vai testar um novo exame para tuberculose

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciará, nas próximas semanas, um projeto inédito que vai testar um novo método para detectar a tuberculose. Trata-se de um exame de sangue que pode acelerar o diagnóstico e o tratamento da infecção.

O estudo será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um centro de pesquisa da África do Sul. A Policlínica Cardoso Fontes será parceira da FMT na condução da pesquisa, no Amazonas.

De acordo com Marcelo Cordeiro, pesquisador da FMT-HVD e um dos coordenadores do estudo no Brasil, o método foi desenvolvido por pesquisadores ingleses da Universidade Oxford, que identificaram que a maioria das doenças produz no organismo uma espécie de “assinatura”, ou seja, deixa uma “impressão digital”. A partir desse conhecimento, eles idealizaram um exame de sangue capaz de detectar, por meio dessa “impressão digital”, se a pessoa tem tuberculose ou não.

“A expectativa é que, em um futuro próximo, o resultado desse exame saia em 20 minutos. Hoje, o resultado sai em 2h”, explicou Cordeiro.