
MANAUS — Duas marcas de ração animal, para cães e gatos, e outras como calcário e terra compostada foram reprovadas durante a operação “Grandes Massas”, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) entre os dias 1º e 15 de agosto. A ação, coordenada pelo Inmetro em todo o país, tinha como objetivo fiscalizar produtos de grande consumo e garantir a qualidade e a quantidade informadas nos rótulos.
Ao todo, foram coletadas 268 amostras de 12 marcas diferentes em 16 estabelecimentos da capital amazonense. As irregularidades encontradas incluíram erros na rotulagem, como informações faltantes ou incorretas, além de divergência no peso dos produtos em relação ao informado na embalagem.
Segundo o Ipem-AM, as empresas fabricantes terão dez dias para apresentar defesa e podem ser multadas em até R$ 1,5 milhão. “A operação visa proteger os consumidores, garantindo que eles adquiram produtos com a quantidade e qualidade adequadas”, afirmou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.
O que fazer em caso de dúvidas?
Os consumidores que tiverem dúvidas ou suspeitarem de irregularidades em produtos podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM através do telefone 0800 092 2020 ou pelo site https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/.