FHAJ oferta consultas de urologia para 100 pacientes do Sisreg neste sábado (9)

A ação será destinada a 100 pacientes do sexo masculino, entre 45 e 75 anos, das 7h ao meio-dia

Neste sábado (09/11), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (Susam) do Governo do Amazonas, realiza consulta com médico urologista para 100 pacientes. A ação, restrita aos usuários agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), é alusiva à campanha Novembro Azul, com foco no rastreio do câncer de colo de próstata.

A programação é coordenada pelo médico urologista responsável, professor doutor Ítalo Cortez, com a  participação de médicos urologistas da FHAJ, médicos residentes de Cirurgia Geral e acadêmicos da Liga de Urologia do Amazonas (Ladu).

“A ação será destinada a 100 pacientes do sexo masculino, entre 45 e 75 anos, das 7h ao meio-dia, pré-agendados no Sisreg”, afirmou a diretoria de Assistência Médica (DAM), Gracilene Medeiros, responsável pelo serviço de Ambulatório durante as cirurgias. Segundo ela, o objetivo é oferecer um atendimento qualificado e humanizado à população. “O ambulatório estará atuando nesta ação com a parte da logística, organização da equipe de trabalho (enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, recepcionistas) e os demais servidores de apoio”.

O médico Ítalo Cortez explica que alterações nos exames do PSA levantam suspeita para o câncer de próstata. Com o resultado desses exames e a consulta com o médico urologista, é possível identificar os casos que precisam de biopsia para fechar um diagnóstico.

“Os 100 homens que serão atendidos na ação foram cadastrados e feita uma verificação no Sisreg para identificar pacientes que estavam aguardando uma vaga para consulta com médico urologista. O objetivo principal é agilizar o atendimento e orientar a população masculina para a importância do autocuidado”, explica o médico.

Novembro Azul – De acordo com o urologista, a estimativa é de que o Brasil registre 68 mil casos novos de câncer de próstata este ano, com o Amazonas devendo registrar 580 casos da doença. “O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no mundo, perdendo apenas para o de pulmão”, alerta o médico.

A recomendação é de que todos os homens a partir de 45 anos de idade realizem anualmente os exames de PSA, de toque retal e de ultrassonografia da próstata.

“O câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, e por isso é importante realizar os exames mesmo sem algum sintoma. Com o resultado do PSA, do exame de toque retal e da ultrassonografia é possível chegar próximo de 100 por cento a um diagnóstico para o câncer, que é definido por meio da realização de biopsia” destacou o médico.

Mutirão na FCecon – Além do Adriano Jorge, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon) realiza mutirão de consultas com urologistas no mês de novembro. A Fcecon anunciou essa semana que está oferecendo 100 consultas durante o mês para rastreio de câncer de colo de próstata. Também serão realizadas cirurgias de prostatectomia radical, orquiectomia e ressecção endoscópica de tumor de próstata. As cirurgias acontecerão em dois sábados, sendo a primeira no dia 9, às 8h, e a segunda, no dia 30. Já as consultas serão no dia 23.