Festival Amazonas de Ópera começa hoje e inicia nova fase com corredor criativo da Amazônia

São 280 artistas e técnicos que estão envolvidos nesta edição do festival.

MANAUS, AM — O Festival Amazonas de Ópera (FAO) começa hoje, 15 de abril, e traz em sua 26ª edição uma programação grandiosa que reafirma o evento como o maior do gênero na América Latina. Até 18 de maio, o Teatro Amazonas e o Centro Cultural Palácio da Justiça receberão três óperas, três concertos e dois recitais, além de iniciativas voltadas à inclusão, como espetáculos adaptados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresentações para estudantes da rede pública.

A abertura marca o início do “Corredor Criativo da Amazônia”, projeto que une instituições culturais do Brasil, Colômbia, Portugal e Áustria para promover o festival internacionalmente e integrar a cultura à agenda ambiental sustentável da região. A ópera “La Vorágine”, baseada em um romance histórico colombiano sobre o ciclo da borracha, será apresentada nesta terça-feira (15/04), às 19h, simbolizando a entrada oficial da Colômbia no projeto.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou a importância do evento para o Amazonas: “O Festival Amazonas de Ópera é esperado ansiosamente todos os anos por aqueles que amam esse gênero, mas, sobretudo, vem conquistando mais e mais pessoas. A expectativa é sempre muito alta, e eu arrisco a dizer que essa edição deverá ser ainda mais grandiosa. O Governo do Estado sabe da importância do FAO para a agenda cultural do Amazonas e, por isso, faremos o melhor nesta edição”.

Realizado com recursos da Lei Rouanet e patrocínio do Bradesco, Innova e Swarovski, o festival é organizado pelo Fundo do Festival em parceria com o Governo do Amazonas. Cerca de 80% dos artistas e técnicos envolvidos são de Manaus, consolidando o impacto regional do evento. A diretora-executiva do FAO, Flávia Furtado, ressaltou que o “Corredor Criativo” visa fortalecer a economia criativa e fomentar parcerias internacionais, beneficiando cidades da região amazônica.

Além das apresentações artísticas, o projeto inclui a formação de mão de obra local e ações educativas no segundo semestre. Um dos destaques será o Prêmio Carlos Gomes, lançado em conjunto com o Concurso de Canto de Cascais, que visa ampliar a visibilidade do festival na comunidade europeia.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas ou pelo site shopingressos.com.br. Para acompanhar bastidores e atualizações, o público pode acessar o perfil oficial do evento no Instagram: @festivalamazonasdeopera.