A 28ª edição da Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo (AM), reuniu 385 mil pessoas durante os quatro dias de evento. O público que esteve na cidade do dia 27 a 30 de abril ainda permaneceu no município no feriado prolongado do Dia do Trabalhador. Na época em que a economia da região é intensamente impulsionada pelo turismo, R$ 15, 5 milhões foram injetados na economia local, com a movimentação em hotéis e pousadas e consumo dos visitantes em bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Ao longo do evento, 20.657 veículos circularam pelo município. Os dados são da Prefeitura do município e do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-PF).
A maratona de apresentações musicais mudou a rotina dos comerciantes de Presidente Figueiredo. Além dos dias em que foi realizada a Festa do Cupuaçu, o feriado de 1º de maio foi oportunidade para os comerciantes continuarem lucrando. O empresário Thales Silva é proprietário de um dos restaurantes mais famosos da cidade, fala sobre os resultados financeiros que obteve durante o evento.
“Todos esses dias nós abrimos o restaurante de 10h da manhã até às 5h da manhã do dia seguinte. Geralmente só funcionamos até 1h. Eu tive que adaptar meus horários e minha equipe de funcionários para poder dar conta do fluxo de clientes que a gente recebeu. Em cinco dias, tivemos um lucro que faríamos em mais de dois meses, em época de baixa temporada turística”, afirmou o empresário.
Divididos entre a agenda de programações, os visitantes lotaram a corredeira Parque do Urubuí, a Praça da Vitória, as feiras gastronômicas e agroindustriais, além das cachoeiras distribuídas pela região.
Na Feira Angroindustrial de Negócios e artesanatos, a empresa Império dos Equipamentos, integrante grupo Real Equipamentos, fez sucesso com a apresentação de maquinários para estabelecimentos como supermercados, açougues e padarias. O representante comercial do negócio, Vanderlei Lima, diz que a oportunidade garantiu expansão comercial e financeira.
“Nós conseguimos aumentar nosso incremento em torno de 15% em relação à festa do ano passado. A festa esteve muito movimentada e fechamos muitos acordos com empresários que vieram de Manaus visando garimpar relações lucrativas”, conta o administrador.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Aquícola e Pesqueiro (Semada), Ricardo Matos, a feira agroindustrial injetou no setor cerca de R$ 700 mil.
“Mais de 50 mil pessoas passaram pelos estandes das feiras e o reflexo dessa movimentação foi o impulso financeiro recebido na economia local através dos turistas. A secretaria já tinha dado esse incentivo ao comprar 16 toneladas de cupuaçu dos produtores locais para a festa, e o retorno foi muito maior, arrecadando pouco mais de 700 mil reais”, declarou Ricardo Matos, secretário da Semada.
Segurança
As 385 mil pessoas que lotaram a 28ª Festa do Cupuaçu representam um novo recorde de público para o evento. Com o objetivo de garantir a tranquilidade durante a festa, as forças de segurança estiveram intensamente presente durante a movimentação do público no município. A operação contou com a presença da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros do Amazonas e Guarda Municipal.
O coordenador geral do Centro Integrado de Comando e Controle de Presidente Figueiredo (CICCPF), coronel Euler Cordeiro, exaltou a eficiência do planejamento.
“Nós tivemos 977 agentes ativos nas ruas da cidade para manter a segurança e a ordem da festa, que não contou com graves ocorrências. O trânsito na rodovia fluiu sem problemas e o policiamento foi intenso. Então a gente sente o dever cumprido”, declarou.
Organização
Pela primeira vez, Presidente Figueiredo realiza uma edição da Festa do Cupuaçu com quatro dias de duração. O prefeito do município, Romeiro Mendonça, reiterou durante o evento que Figueiredo mostra-se terra de um povo que tem o pensamento direcionado para o desenvolvimento da economia.
“Depois desse evento, nós temos a certeza de que Presidente Figueiredo passou a ser o principal centro turístico do estado do Amazonas. É aqui que o turista vem procurar a essência natural do estado. Nossas belezas naturais e nosso potencial turístico vai, com certeza, levar a cidade a um outro nível através da geração de renda e emprego. Nosso desafio é fazer isso em um prazo cada vez mais curto”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal.
Capacidade de movimentação, articulação e preparo foram as palavras usadas pelo o vice-prefeito da cidade, Mário Abrahão, para definir a organização da 28ª edição da festa anual. Para Mário, a eficiência do sistema de segurança garantiu o sucesso do evento.
“A Festa do Cupuaçu cresce mais a cada novo ano e nossa maior preocupação enquanto administração é a segurança desse público. Por isso o diálogo com a operação de segurança do evento tem que ser infalível. Percebendo que esse sistema funciona, as pessoas sentem-se cada vez mais protegidas quando vêm ao município aproveitar a festa”, finalizou o vice-prefeito.