A Globo, gigante da televisão brasileira, pode estar diante de um novo desafio em relação a uma de suas marcas mais icônicas. O programa “Fantástico”, conhecido nacionalmente pelo slogan “O Show da Vida”, agora tem uma concorrente inusitada: a “União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer”, mais conhecida como Hospital do Câncer de Cascavel.
A ONG, localizada no Paraná, conseguiu registrar a marca “Show da Vida” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), levantando a possibilidade de uma disputa judicial com a emissora. A similaridade entre os registros pode gerar confusão entre o público, que pode associar os serviços da ONG ao programa da Globo.
Essa não é a primeira vez que a Globo se envolve em uma disputa por marcas. Recentemente, a emissora registrou o slogan “O Mais Querido”, superando clubes como Flamengo e São Paulo. No entanto, o caso da ONG do Paraná apresenta particularidades, já que a marca registrada é praticamente idêntica ao slogan do “Fantástico”.
A disputa pela marca “Show da Vida” pode ter diversas implicações, tanto para a Globo quanto para a ONG. A emissora pode alegar que a marca “Fantástico” possui alto grau de notoriedade e que a utilização da marca similar pela ONG pode causar danos à sua imagem. Por outro lado, a ONG pode argumentar que a utilização da marca “Show da Vida” está relacionada à sua missão de proporcionar qualidade de vida aos pacientes com câncer e que não há intenção de causar confusão com o programa da Globo.
É importante ressaltar que a disputa por marcas é um processo complexo e que envolve diversos fatores legais. A resolução desse caso dependerá da análise do INPI e, possivelmente, da decisão da Justiça.