Exportação de carne para a China deve ser suspensa nesta quinta, diz ministro

O ministro acrescentou que o procedimento a partir de agora é encaminhar a amostra detectada no Pará para a Organização Mundial de Saúde Animal

O ministro da Agricultura, Carlos Favaro, afirmou que as exportações de carne para a China serão suspensas provavelmente a partir de amanhã.
Isso porque há um protocolo entre o Brasil e a China que prevê a suspensão das exportações. automática em casos como esse.

“Amanhã [hoje] vou suspender as exportações para o mercado da China por força protocolar. Isso está pactuado com os chineses”, disse.

O ministro acrescentou que o procedimento a partir de agora é encaminhar a amostra detectada no Pará para a Organização Mundial de Saúde Animal, que fica sediada em Alberta, no Canadá.

“Estamos pegando essa amostra e encaminhando para o Canadá para confirmar que se trata de uma vaca louca atípica e não a clássica. Deve chegar lá entre hoje e amanhã. A análise deve demorar uns dois dias e depois há um prazo para que as exportações sejam retomadas”, declarou.

Favaro disse que já houve casos que o retorno das exportações demorou 13 dias e já houve casos como em 2021 que demorou 120 dias. “O ambiente diplomático entre os países facilita muito esse trâmite e hoje a relação é muito boa”, afirmou.