ISRAEL — As Forças de Defesa de Israel (IDF, em inglês) afirmaram que encontraram corpo do brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos. Ele não era visto desde 7 de outubro de 2023, quando Hamas atacou Israel. Desde então, era mantido refém pelo grupo extremista palestino.
De acordo com a IDF, Nisenbaum foi morto em 7 de outubro, em Israel, e levado para a Faixa de Gaza pelo Hamas. E era de Niterói (RJ) e morava na cidade de Sderot, perto de Gaza, há cerca de 40 anos.
Além de Nisenbaum, uma operação noturna conjunta entre IDF e ISA (agência de inteligência de Israel) durante a madrugada em Jabaliya, no norte de Gaza, também recuperou corpos do israelense Hanan Yablonka e do franco-mexicano Orion Hernandez — ambos estavam no festival de música Universo Paralello atacado pelo Hamas.
“Continuaremos trabalhando para trazer todos os reféns para casa”, disse a IDF, em nota postada na rede social X (ex-Twitter).
Guerra
O conflito entre Israel e Hamas começou após o ataque de 7 de outubro, que deixou cerca de 1,2 mil mortos. O número de vítimas em Gaza já passa de 35 mil desde o início da guerra.
Segundo autoridades de Israel, o Hamas sequestrou cerca de 250 pessoas no ataque de 7/10. Cerca de 100 reféns seguem em poder do grupo extremista, com pelo menos 30 corpos ainda a serem recuperados.