
SÃO PAULO — Na última sexta-feira (11), o Exército Brasileiro marcou um momento histórico ao formar a primeira mulher piloto de aviação de sua história. A 1ª Tenente Emilly Braz, de 24 anos, recebeu as “asas” da Aviação do Exército durante cerimônia no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté (SP). Ao lado de outros treze tenentes, incluindo dois da Marinha, ela concluiu um curso exigente de 63 semanas, com 1.800 horas de voo real e em simuladores.
A solenidade contou com a presença do Comandante do Exército, General Tomás Paiva, que destacou a importância do feito. “Celebramos a formação da primeira mulher piloto da Aviação do Exército, um marco que reforça a integração das mulheres em todas as áreas da corporação”, afirmou. Além disso, ele ressaltou a complexidade do curso, que demanda dedicação, estudo e superação.
Natural de Santana do Livramento (RS), a Tenente Emilly também se destacou por ser a mais jovem da turma de 2018 da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a primeira a formar mulheres. O treinamento incluiu módulos como operações com Óculos de Visão Noturna (OVN), voo por instrumentos e pilotagem tática, preparando os novos pilotos para atuar em diversos cenários operacionais.