sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
Início Segurança Pública Exército atuará sozinho na segurança de zonas eleitorais em sete cidades do...

Exército atuará sozinho na segurança de zonas eleitorais em sete cidades do AM

Em outras 33 cidades, Forças Armadas atuarão junto com policiais militares. ─ Foto: Matheus Castro

O Exército Brasileiro atuará sozinho em zonas eleitorais de sete municípios do interior do Amazonas durante o 1º turno das eleições municipais, no domingo (15). São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Anamã, Barcelos, Humaitá, Santa Isabel do Rio Negro e Uarini são as cidades que receberão os agentes das Forças Armadas.

Os militares acompanharão todo o processo eleitoral nas seções e locais de votação. A Polícia Civil também estará no local, mas atuará como polícia judiciária.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, a decisão veio do Tribunal Superior Eleitoral e ajuda a reforçar a segurança do pleito no estado. O policiamento do Exército ocorrerá exclusivamente nas zonas eleitorais, mas todos os municípios terão a presença de policiais.

“Esses locais de votação estão próximos a quartéis do Exército, tem unidades. É uma decisão do TSE, mas não tem nenhum problema que tenha gerado esse envio, não. Está sendo um pleito bem tranquilo e é claro que toda ajuda é bem-vinda. Temos muitas localidades no interior do estado de difícil acesso e as Forças Armadas vão nos ajudar nisso”, explicou.

Além dos sete municípios em que será o único responsável pela segurança nas zonas eleitorais, o Exército também vai atuar em mais 33 cidades, ajudando agentes da Polícia Civil e Militar.

As informações foram repassadas nesta terça-feira (10), durante uma coletiva de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, que detalhou o trabalho da operação Eleições 2020.