quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026.
Início Prisão Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido

Ex-príncipe Andrew é preso no Reino Unido

REINO UNIDO — O ex-príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, de 66 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (19) em sua residência no Reino Unido. A detenção, confirmada pela polícia do Vale do Tâmisa, ocorre no âmbito de uma investigação sobre suas ligações com o bilionário americano Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual de menores. Andrew é investigado por suspeita de má conduta no exercício de cargo público.

De acordo com a emissora britânica “BBC”, a investigação apura se o ex-príncipe enviou relatórios confidenciais a Epstein enquanto atuava como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional. A polícia informou que um homem na casa dos 60 anos foi detido e que agentes realizam buscas em dois endereços nos condados de Berkshire e Norfolk. O nome de Andrew não foi oficialmente confirmado pelas autoridades para proteger a identidade do preso, mas a imprensa britânica o identifica como o detido.

Em comunicado, o subchefe de polícia Oliver Wright afirmou que a investigação foi aberta após “avaliação minuciosa” e que a prioridade é preservar sua integridade. Segundo a “BBC”, se condenado pelo crime de má conduta em cargo público, Andrew pode pegar prisão perpétua. A polícia tem até 96 horas para interrogá-lo.

A prisão ocorre cerca de uma semana após a abertura da investigação formal e em meio à pressão contínua sobre a família real britânica. Em outubro do ano passado, o rei Charles III destituiu Andrew de todos os seus títulos reais e ele perdeu sua residência oficial em Windsor. O ex-príncipe sempre negou as acusações de envolvimento com Epstein, incluindo as feitas por Virginia Giuffre, que o acusou de agressão sexual quando menor. Giuffre morreu em 2025, na Austrália.